Empresa apresenta ecossistema de serviços que promovem eficiência, segurança jurídica e valorização para pequenos produtores
Na jornada de crescimento de um negócio, existem diversos caminhos, e identificar aquele que combina eficiência, segurança e estratégia pode ser determinante para o sucesso. Com esse propósito, a Alpha Minerals confirma sua participação na Brasmin 2025, levando ao evento um ecossistema 360º de serviços especializados voltados ao mercado de joias, gemas e metais preciosos. A empresa atua como parceira na tomada de decisões e no desenvolvimento de soluções que conectam ética, tecnologia e inteligência de mercado para gerar resultados consistentes.
Fundada em 2020 por Maurício Gaioti, profissional com mais de 14 anos de experiência no setor de metais preciosos, a Alpha Minerals nasceu com o objetivo de estruturar o primeiro ecossistema completo de soluções para o segmento de ouro, gemas e metais preciosos no Brasil, com foco na formalização de pequenos mineradores. Com atuação nacional e internacional, a empresa promove eficiência, transparência e sustentabilidade em toda a cadeia do setor aurífero brasileiro.
O ecossistema de serviços da Alpha Minerals inclui:
“Na Brasmin, estaremos com um estande para reunir nossos parceiros, clientes e apresentar ao setor nosso ecossistema inovador que facilita a transição de garimpos para pequenas mineradoras regularizadas. Este modelo promove a mineração sustentável, com certificação de origem, rastreabilidade do metal e conformidade legal, ampliando o acesso ao mercado internacional aos pequenos mineradores que fazem parte do nosso ecossistema”, antecipa Gaioti.
O CEO destaca o sucesso do modelo de negócio da Alpha Minerals e reforça que a empresa não compra nem vende ouro, mas atua como parceira de pequenos mineradores que buscam acessar o mercado internacional com segurança e transparência. Só em 2024, foram firmados 32 contratos voltados ao desenvolvimento de pequenos e médios produtores, gerando mais de R$ 20 milhões em resultados financeiros diretos. Em 2025, o objetivo é ampliar ainda mais esse ecossistema, atraindo novas empresas e fortalecendo um modelo que tem transformado pequenos negócios ao oferecer segurança jurídica, padrões internacionais e ganhos em produtividade e valorização.
Segundo Gaioti, a Alpha Minerals tem se destacado por sua abordagem sustentável, tecnológica e disruptiva. A empresa disponibiliza aos seus clientes um ecossistema de Gestão em Comércio Internacional que oferece suporte completo para exportações, incluindo questões tributárias, aduaneiras e logísticas. Para avalizar os mais elevados padrões de sustentabilidade, utiliza tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade completa dos metais preciosos, desde a extração até a exportação.
“Nossa missão é promover a transformação de garimpos em pequenas mineradoras, implementando melhores práticas ESG nas operações. Essas iniciativas serão refletidas nas soluções que vamos apresentar na Brasmin, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. Esperamos que a feira seja uma oportunidade para apresentar nosso ecossistema de soluções a um público mais amplo, especialmente pequenos mineradores interessados em regularizar e expandir suas operações. Buscamos fortalecer parcerias, compartilhar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor mineral brasileiro”, diz o CEO.
A participação na Brasmin permite à Alpha Minerals demonstrar seu compromisso com a transformação do setor mineral, promovendo práticas sustentáveis e inovadoras. O evento oferece uma plataforma para a empresa ampliar sua visibilidade, estabelecer novas parcerias e consolidar sua posição como líder em soluções para o mercado de metais precioso no país.
Sobre a Brasmin
A Brasmin é a feira de mineração que transforma o setor. O evento acontecerá de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, reunindo profissionais, empresas e especialistas para apresentar inovações tecnológicas, soluções em equipamentos, produtos e serviços direcionados à cadeia de mineração. Nela, visitantes têm acesso a uma ampla gama de expositores, além de palestras e painéis que abordam temas estratégicos e tendências que impactam a área, como sustentabilidade, automação, segurança no trabalho e políticas regulatórias. Mais informações: www.brasmin.com.br.
WhatsApp us