Além de promover debates, a feira adota práticas concretas como compensação de carbono, coleta seletiva e uso de energia limpa na mineração
A sustentabilidade será um dos temas de destaque da Brasmin 2025, que acontece com o compromisso de não apenas discutir as questões ambientais, mas também adotar práticas reais para reduzir o impacto ambiental do setor. Em um cenário global onde as mudanças climáticas avançam em ritmo acelerado, o evento reforça seu papel como agente de transformação para toda a cadeia da mineração.
Dados recentes apontam que a meta de limitar o aumento da temperatura global em até 1,5ºC até 2030 já foi ultrapassada em 2024. Esse fato exige uma postura mais ativa e urgente de todos os setores produtivos, incluindo o de mineração, no desenvolvimento de soluções sustentáveis e responsáveis.
Durante a Brasmin, o público encontrará estandes de empresas e consultores especializados em sustentabilidade, abordando temas como descarbonização, eficiência energética, recomposição ambiental, coleta seletiva e muito mais. Além disso, a própria feira adota uma série de iniciativas práticas, como a compensação de carbono por meio do plantio de árvores, a destinação correta dos crachás utilizados pelos visitantes e a utilização de energia gerada por sistemas voltaicos.
“A sustentabilidade não é mais uma opção: é uma necessidade urgente. Por isso, a Brasmin traz esse tema como um dos pilares da feira, não só para o visitante, mas para o expositor e para a própria organização do evento. Estamos fazendo a nossa parte para que a emissão de carbono seja cada vez menor”, destaca o diretor da feira, José Roberto Sevieri.
Outro aspecto importante é o compromisso do setor mineral com a recomposição dos ambientes explorados. Após a atividade de prospecção, as mineradoras têm a responsabilidade de restaurar a vegetação e os ecossistemas locais, garantindo que a atividade gere desenvolvimento sem causar danos irreversíveis.
Além dos conteúdos e ações sustentáveis, a Brasmin reforça seu papel estratégico como ponto de encontro entre fornecedores, fabricantes e profissionais do setor. “Se você é um possível expositor e ainda está pensando se deve participar da feira, eu te dou dois motivos: sua clientela estará lá e o seu concorrente também”, atesta Sevieri.
A Brasmin convida todos os profissionais do setor mineral a estarem presentes, fechando negócios, discutindo soluções e construindo um futuro mais responsável para a mineração brasileira.
Para ser um expositor, basta entrar em contato pelo número: +55 11 91312-3515 (WhatsApp).
As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas. Acesse www.brasmin.com.br e clique na aba “Credenciamento”.
Sobre a Brasmin
A Brasmin é a feira de mineração que transforma o setor. O evento acontecerá de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, reunindo profissionais, empresas e especialistas para apresentar inovações tecnológicas, soluções em equipamentos, produtos e serviços direcionados à cadeia de mineração. Nela, visitantes têm acesso a uma ampla gama de expositores, além de palestras e painéis que abordam temas estratégicos e tendências que impactam a área, como sustentabilidade, automação, segurança no trabalho e políticas regulatórias. Mais informações: www.brasmin.com.br.